Início Notícias Esporte Bicicross: Atleta Sillas Andrade recebe homenagem da Secretaria de Esportes

Bicicross: Atleta Sillas Andrade recebe homenagem da Secretaria de Esportes

0
756

Promessa do BMX, jovem recebeu certificado ao lado de outros membros da Associação Macaense de Bicicross

 

Promessa do bicicross, Sillas Andrade Alves da Silva, de apenas 13 anos, tem sido uma inspiração para muitos. Nem mesmo as suas limitações físicas foram capazes de fazer com que esse macaense desistisse da sua maior paixão: o bicicross. Dedicado, o jovem sempre se destaca nas competições dentro e fora do Brasil. Sillas é mais um dos frutos do projeto Macaé Pró-Bike, da Associação Macaense de Bicicross (AMB). Recentemente ele foi um dos talentos a serem homenageados pela Secretaria Municipal de Esportes, que entregou uma moção de honra ao mérito.

Apesar da falta de incentivo do poder público nesse esporte, o adolescente ficou agradecido com o reconhecimento. “Foi muito importante receber esse certificado. Isso mostra que as autoridades macaenses estão percebendo o nosso trabalho. Fiquei muito emocionado e feliz, me sentindo valorizado”, diz Sillas.

Uma de suas maiores incentivadoras, a sua mãe Jane Andrade, falou sobre a importância que esse simples ato representa não só para o seu filho, mas para todo um projeto, que anda parado por falta de recursos. “Foi um motivo de muita alegria. Eu creio que isso tudo é uma resposta às nossas orações. Porque há tempos a gente vem pedindo ao Senhor que mova o coração das autoridades para que elas conheçam o projeto e a escolinha possa voltar a funcionar, já que ela está parada. Para mim, como mãe, me senti muito orgulhosa e feliz. Eu vejo como um reconhecimento. Esse certificado incentiva mais ainda a treinar, mostra que vale a pena correr atrás, renunciar o seu prazer e lazer para poder investir no seu filho. Foi um presente de Deus. Além da prefeitura, ele também foi convocado pelo Marvel para um prêmio em fevereiro. Nosso desejo é que o poder público enxergue, não só no Sillas, mas no projeto Macaé Pró-Bike, uma fábrica de talentos”, declara.

Com grandes projetos para 2019, Sillas avaliou o ano anterior como positivo. “Fiquei muito feliz de terminar 2018 como campeão do ranking nacional. Isso é fruto de muito treino, esforço e dedicação. Foi um ano muito abençoado. Graças a Deus não precisei passar por nenhuma interrupção. Consegui participar de todas as etapas dos campeonatos Mineiro, Paulista e todas as Copas do Brasil. Agora estou na expectativa para a corrida do dia 3 de fevereiro em Jacuí, no interior de São Paulo. Estou bastante esperançoso para essa prova, pois conheço bem a pista e já fui campeão lá”, conta Sillas.

Vendo esse crescimento do jovem, Jane relembra toda a trajetória do filho. “Tudo começou quando a gente estava dando uma volta no Aeroporto e ele viu uns meninos andando lá de bicicleta. Ele falou ‘mãe, me leva ali para eu dar uma volta’. Ele foi e com um mês de treino, participou da primeira corrida dele e já ficou em quarto lugar. Foi a alegria da galera. Com menos de dois meses ele fez a primeira corrida fora, em Manhuaçu, onde terminou em terceiro lugar. O professor ficou muito empolgado e disse ele era muito bom, que tem talento. Então tudo partiu dele (Sillas). Eu escolhi vários esportes. Obriguei ele fazer natação, coloquei ele no circo e no judô. Mas até então eu havia escolhido o que ele iria fazer. O bicicross, não. Ele que escolheu, ele que se identificou e hoje eu vejo que isso é um dom de Deus. Ele não vê isso como uma obrigação, mas como algo prazeroso. Está no sangue dele. Quer matar o Sillas é impedi-lo de treinar. Ele tem paixão de estar na pista, seja praticando ou arrumando. Ele é uma pessoa que se dedica. A gente só está alimentando o sonho dele”, ressalta Jane.

Quem vê o adolescente nas pistas, ganhando títulos e se destacando a cada competição que participa, não consegue acreditar que há pouco tempo ele precisou passar por duas intervenções cirúrgicas para a retirada de um tumor na vista esquerda.

Mas não é a visão a sua maior limitação. Assim como a maioria dos atletas brasileiros, Sillas busca patrocínio e apoio. Caso alguém tenha o interesse em ajudá-lo, basta entrar em contato com a mãe, Jane, através do telefone: (22) 99219-4850.

SEM COMENTÁRIOS