Foto: Divulgação

O evento acontece de 26 a 29 de julho na Granja dos Cavaleiros

Uma expressiva vitrine de arte transforma Macaé num cenário de cores e beleza. Trata-se do artista Marlon Gitiranna Silva de Carvalho, o Muk, que promove o Kolirius Graffiti Festival, em sua 10ª edição, pincelando arte e talentos como forma de celebrar o 208º aniversário de Macaé. O evento acontece de 26 a 29 de julho na Granja dos Cavaleiros (Rua Nazareno, 315).


“A versão 2021 do Kolirius é algo que foi muito pensado e discutido devido a pandemia, e nossa cidade está muito triste devido tantos óbitos. Mas neste momento precisamos exercer nosso papel de levantar o ânimo da nossa cidade, que aliás esse é um dos poderes da arte, e decidimos fazer em uma versão menor, com apenas 10 artistas”, esclarece o artista Muk, que é autor do maior mural de grafitti do estado do Rio de Janeiro.
.
Nesta versão 2021, o Kolirius Graffiti Festival estará reunindo os talentosos artistas Denys Evol, de São Paulo; Fábio Almeida (Does); Sérgio (Snek); Johny Carlos (Feyk ), de Aracaju; Jeferson de Carvalho (Bart), Walter Nomura (Tinho); e os macaenses Marlon Muk, Felipe talu, Ester Diniz e Alex Fawe.


Segundo Muk, a novidade deste ano será o tema Meio Ambiente e Macaé com sua identidade. “Vamos pintar pontos turísticos do nosso município envolvendo em todo o painel com muito verde”, adiantou ele.
O evento conta com os seguintes patrocinadores: Central de Aços, Qualificada, Taeco Tintas, EDF Norte-Fluminense, Colorgin Arte Urbana, Sherinwillians, Atlas, Café Guria, Estação da Praia, Macahe Burguer, Sinalarte , Macaédroneclips, Granja Braga, Clínica Sorrie, Macaé Convention Bureaux, e Polo Gastronômico dos Cavaleiros.

Recentemente, o talento do artista macaense foi altamente aplaudido na Cidade Maravilhosa, onde ele coloriu e transformou a região do Porto do Rio de Janeiro numa imensa obra de arte, através de um painel gigante, na área onde ficava a Perimetral.
Mas o maior mural do estado do Rio de sua autoria é o da Av.Brasil, em Olaria, elaborado pelo artista para o Centro de Distribuição dos Supermercados Zona Sul, com quase quatro mil metros.

Marlon Muk

Macaense nascido e criado no Parque Aeroporto, o artista começou sua carreira com o grafite aos 16 anos de idade, tempo em que grafite era confundido com pichação. Foi a diretora da escola que frequentava que viu naquele adolescente um talento raro, incentivando-o a conhecer mais sobre a arte. Muk frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico (RJ), onde tirou os ensinamentos que lhe serviram de base para os trabalhos.

O projeto Kolirius Internacional de Graffiti surgiu em 2010, pelas mãos do artista Marlon Gitirana (MUK), reconhecido por dar cores e formas aos muros da cidade. Ele decidiu transformar suas incursões pela arte em um projeto mais ousado e audacioso tornando os muros da cidade de Macaé em panorama internacional de artes visuais através de um encontro com grafiteiros nacionais e internacionais.
Logo em sua primeira edição, o evento foi consagrado como maior evento de Graffiti da região. A ação que promove intercâmbio de vertentes artísticas, países e gerações de grafiteiros, é considerada como um presente para o município, já que é sempre realizada na data de aniversário de Macaé e por equipe de produção local junto a artistas macaenses.

A obra de Muk pode ser apreciada em vários muros de Macaé. Ele já deixou sua marca em cidades como Belo Horizonte, Fortaleza, Aracaju, Joinville e, ainda, em países como Itália, Alemanha, Eslovênia, além de várias capitais da América do Sul. Em todos os murais, o artista faz questão de registrar traços das culturas locais.