Início Notícias Cidade Área de lazer segue abandonada no Cancela Preta

Área de lazer segue abandonada no Cancela Preta

0
872

Local onde deveria funcionar a praça está abandonado

No parquinho, brinquedos quebrados, e campo de futebol sem grama refletem o abandono

Recentemente moradores do bairro Cancela Preta procuraram a redação do Jornal parra relatar o abandono do poder público no que diz respeito à área de lazer. Para eles, ter um local para levar os filhos para passear, ou brincar no final da tarde, num final de semana é um sonho longe da realidade. Essa mesma situação é vivenciada por moradores de outros bairros, seja área nobre ou não. Em alguns casos, a ausência desses espaços se dá devido à falta de manutenção ou até mesmo por conta da ação de vândalos.

Mas independente de quem é a culpa o fato é que, em muitos bairros as crianças estão crescendo sem ter acesso ao lazer que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é um direito deles.

Sobre o bairro Cancela Preta, os moradores relatam que enquanto não podem usufruir sequer de uma área de lazer, em paralelo, o preço do IPTU subiu além do esperado. “Aqui na Rua Antônio Carlos Jobim, o IPTU subiu de R$ 200,00 para R$ 1.800,00 quase dois mil reais”, disse um morador.

Ele conta que no local onde deveria funcionar a Praça, está abandonado. “O que deveríamos chamar de parquinho está abandonado há muito tempo. Não tem condições das crianças brincarem ali. No campo de futebol, tiraram a grama há vários meses e ainda não recolocaram, e tiraram a trave de gol. Seria muito bom se alguma coisa fosse feita. O lazer é direito de toda criança”, disse.

É importante lembrar que na teoria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que trata do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, diz que a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação e que o Art. 59, aponta que “os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e à juventude”.

Além disso, o lazer é considerado um item fundamental para a saúde, pois controla os níveis de ansiedade e contribui com outros fatores psicológicos e também físicos, e ainda assim é cada vez mais precário na cidade. No caso de crianças e jovens, por exemplo, isso é fundamental para o seu desenvolvimento. Apesar dos benefícios, no Brasil, mesmo sendo um direito previsto na Constituição Federal de 1988, esse é um item que não está acessível a todos.

Quando procurada recentemente pela redação do Jornal, a Prefeitura informou que está em processo de licitação a revitalização de 30 praças no município, dentre elas, a da Cancela Preta.

Questionada sobre se há previsão para inicio desse processo de licitação, a prefeitura informou que o processo ainda está em tramitação, e que no momento, ainda não há prazo.

SEM COMENTÁRIOS