Parte da coluna de concreto se deslocou devido o volume de água no rio que comprometeu o alicerce
Após as fortes chuvas que atingiram o município de Macaé, na última semana, a ponte ‘velha’ da Barra de Macaé ficou com sua estrutura comprometida. A passarela apresentava rachaduras, preocupando quem passa pelo local diariamente.
A prefeitura de Macaé informou que profissionais das secretarias Adjuntas de Obras e a Coordenadoria de Defesa Civil já estiveram no local para vistoria na última sexta-feira (9). “A estrutura não apresenta riscos. Está prevista uma intervenção na passarela para ampliar o vão e permitir que embarcações maiores passem por baixo, mas isso ainda depende de ajustes e autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea)”, afirmou o engenheiro Sérgio Santos, da Secretaria Adjunta de Obras.
Com a força da enxurrada, uma base da coluna de concreto da ponte cedeu, e o vão central do acesso afundou, já que a estrutura ficou comprometida. Mesmo com os riscos, o local ainda não foi interditado.
A ponte e a passarela oferecem perigos. Isso é desastre anunciado, tanto por pedestres e ciclistas que passam no local, quanto por barcos de pescadores que passam por debaixo da ponte, já que ameaça cair a qualquer momento”, disse um dos pescadores.
Segundo estimativa da prefeitura, por dia cerca de 30 mil pessoas passam pelo local, em direção ao Centro e Barra de Macaé.
A administração municipal disse, ainda, que o laudo com a conclusão da análise está previsto para ser concluído ainda essa semana, indicando as demandas necessárias para o local.