Início Notícias COVID-19 ‘Amamentando em tempos de COVID-19’ é o tema da cartilha que ganha...

‘Amamentando em tempos de COVID-19’ é o tema da cartilha que ganha evidência em Macaé

0
1309

A cartilha visa promover o aleitamento materno, trazendo informações atualizadas e esclarecendo dúvidas - Divulgação

Elaborado pelo ‘Germinar’ e NESAM, o material esclarece as principais dúvidas acerca da amamentação

Idealizada pelo ‘Germinar’, grupo de estudos em Reprodução e Nascimento e pelo Núcleo de Estudos da Saúde e Alimentação Materna e da Mulher (NESAM), grupo de pesquisa e extensão, interdisciplinar e vinculado ao Curso de Nutrição, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Campus Macaé, cartilha com o tema ‘Amamentando em tempos de COVID-19’ vem ganhando evidência em Macaé.

Segundo Fernanda Amorim, docente da instituição e uma das integrantes do NESAM, a cartilha visa promover o aleitamento materno para toda a população, trazendo informações atualizadas, principalmente, quanto às principais dúvidas relacionadas à prática da amamentação no atual cenário de saúde brasileira frente à pandemia do coronavírus.

“A cartilha é importante, pois nós sabemos que o aleitamento materno é um dos primeiros passos para uma vida saudável, sendo um direito básico de qualquer criança, porém, é um ato envolto a mitos e cultos populares, visto que amamentar não é somente um ato biológico, sendo também influenciado pela cultura e questões sociais. Por isso, essa cartilha educativa vem com esse objetivo principal de promover e garantir a prática do aleitamento materno”, ressalta.

Entre os vários assuntos abordados pelo material estão, as vantagens de amamentar no peito, a sua relação com o planeta, armazenamento do leite materno, oferta do leite materno ordenhado, os cuidados para uma amamentação segura diante do COVID-19 e alguns outros.

É importante lembrar que o ‘Germinar’ é composto pelas discentes, Camilla Almeida, Carla Sant’Ana, Kiara Rodrigues, Lara Pinheiro e Miriam Andrade e pelas docentes, Taís Almeida, Helene Nara Blanc e Milena Carneiro.

Já o NESAM, além da Fernanda Amorim, docente, conta ainda com as discentes Amanda Matos, Rayane Fernandes e Rhaíssa Rocha. “O objetivo do grupo é promover a saúde integral da mulher nas suas interfaces e estágios, incluindo a gestação e lactação; além de promover o aleitamento materno e a rede de apoio à mulher”, destaca Fernanda.

Vale ressaltar que, seguindo o isolamento social, principal medida de proteção contra a propagação do vírus, o ‘Germinar’ vem realizando uma série de lives sobre temas variados e disseminando conteúdos em prol da saúde dos seus contemplados através dos seus canais na internet.

Para a cartilha completa, basta acessar o link https://drive.google.com/file/d/1nYZcxPvWt_VlvGf8Z0fELGP4o5kZbu-T/view .
Já para acompanhar os trabalhos dos grupos de estudos, basta acessar os links https://instagram.com/germinar.ufrj?igshid=q0n7r8q62gb9, do Germinar e, https://instagram.com/nesam_ufrjmacae?igshid=171z9tcqf681k , do NESAM.

SEM COMENTÁRIOS