O estudante Bernardo Cardoso Fichman, do 5º ano do Ensino Fundamental I, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, gabaritou a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Os testes foram realizados no dia 20 de maio.
“Não esperava esse resultado. Havia participado da olimpíada no ano passado e fiquei com uma nota boa, inclusive. Fiquei muito feliz. Minha mãe me incentivou e fez o mesmo com meu irmão, que também fez a prova e está no 3º ano”, conta o aluno.
Além de Bernardo, outros 17 alunos tiveram pontuação acima de 8,0. Ao todo, 115 estudantes do Ensino Fundamental e Médio participaram da competição, que avalia os participantes com base em perguntas de astronomia e astronáutica, sendo a maior parte delas com base em raciocínio lógico.
De acordo com a professora representante da OBA, Domenica Meirelles, o número de estudantes inscritos do Colégio Castelo na olimpíada este ano foi recorde. “O número de inscritos foi muito bacana. Isso mostra o interesse deles em querer participar e ver como é. Muitos nunca tinham participado de uma olimpíada. Penso que a maior riqueza está em despertar neles o interesse científico, para que cresçam com o senso crítico aguçado”, pontua.
A premiação dos alunos participantes na olimpíada acontecerá em breve. Na ocasião, também serão premiados, com certificados e medalhas, os alunos que participaram da 16º Mostra Brasileira de Foguetes – MOBFOG.
Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana