Início Notícias Economia Agricultores do Sana recebem 113 toneladas de insumos para potencializar suas produções

Agricultores do Sana recebem 113 toneladas de insumos para potencializar suas produções

0
543

Foto: Divulgação

Ação faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental da Ocyan em parceria com a Fundação Norberto Odebrecht

Macaé, 27 de novembro de 2023 – Vinte e sete agricultores do Sana, região serrana de Macaé, no norte fluminense receberam 113 toneladas de insumos (calcário/adubo) para potencializar suas produções agrícolas nos meses de outubro e novembro. A ação faz parte do projeto de responsabilidade socioambiental da Ocyan, baseado no PDCIS – Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade da Fundação Norberto Odebrecht que é realizado há 20 anos no Baixo Sul da Bahia. O recebimento dos insumos foi feito pela Associação de Proteção ao Patrimônio Ambiental e Cultural Tororó Sana (APPAC), que atua na gestão do programa na região.

“É um reforço que nos ajuda na preparação da terra para o cultivo. É uma etapa importante para que a gente desenvolva e produza mais para atender aos nossos clientes. A aplicação de adubo e calcário no solo são recursos importantes para a agricultura, pois garante a qualidade do solo, a absorção de nutrientes e a produtividade do plantio. Ajudam a enriquecer o solo e fazem com que o desenvolvimento dos alimentos seja favorecido”, comemora Júlio Cézar de Souza Muller, agricultor beneficiado pelo programa.

O Programa socioambiental está sendo implementado na região do Sana, desde 2022, e já beneficia cerca de 27 famílias.

“Com o envio dos insumos, sobretudo do calcário, já é possível ver uma nova perspectiva na linha de produção. Pretendemos avançar cada vez mais com este programa e beneficiá-los com mais ações como esta e outras que estão por vir”, destaca Kátia Santos, especialista de Responsabilidade Socioambiental da Ocyan.

Segundo Cláudia Pimentel, coordenadora de Sustentabilidade na Fundação Norberto Odebrecht, a entrega dos insumos foi muito comemorada, pois marca mais uma evolução do Programa na região.

“Essa é uma etapa extremamente importante para seguirmos com a implementação dos Projetos Educativo-Produtivos dos agricultores, ou seja, a produção de novos cultivos que irão gerar ainda mais renda para as famílias”, comentou ela.

Sobre a Ocyan

A Ocyan é uma fornecedora do setor de óleo e gás e novas energias. Sua atuação é prover soluções para a indústria offshore nas áreas de produção, por meio da joint-venture Altera&Ocyan; construção submarina e projetos de descomissionamento, além de manutenção e serviços offshore. Possui ainda participação acionária no segmento de perfuração offshore, por meio da nova empresa de perfuração, Foresea. A Ocyan também avança em estudos e projetos relacionados a novos serviços e energias, tecnologias e Corporate Venture Capital.

Sobre o PDCIS

O programa, criado em 2003 pela Fundação Norberto Odebrecht na região do Baixo Sul da Bahia, passou a ser apoiado pela Ocyan em 2022 visando o incentivo à agricultura familiar na zona rural de Macaé (RJ), cidade onde mantém sua principal base operacional. A iniciativa é uma parceria entre a empresa, o município, a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF-SANA) e a Fundação Norberto Odebrecht.

Entre algumas ações estão atividades educativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, de promoção e práticas de conservação ambiental, acesso à inovação e tecnologia que ajudam a melhorar e ampliar o plantio, além de orientações sobre acesso de linhas de créditos rurais que ajudam na manutenção das atividades atuais e possibilitam o incremento de produção.

SEM COMENTÁRIOS