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A volta da estrada de ferro! Estado brasileiro quer criar a maior rede de trens de turismo do Brasil

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São Paulo investe pesado no turismo ferroviário! O estado vai criar a maior rede de trens turísticos do Brasil, resgatando trilhos históricos, construindo museus temáticos e conectando rotas em meio à natureza e cidades icônicas. Com um investimento bilionário, essa iniciativa promete revolucionar o setor e atrair viajantes de todo o país.

Em um cenário onde o turismo sustentável e a valorização do patrimônio histórico ganham força, um ambicioso projeto promete revolucionar o setor no Brasil.

A proposta liderada pelo Governo de São Paulo busca resgatar as glórias da ferrovia nacional enquanto impulsiona o turismo regional.

Mas qual é o segredo por trás desse plano que já atrai a atenção de especialistas e viajantes? A resposta envolve mais de mil quilômetros de trilhos, um investimento bilionário e uma conexão direta com a história e a natureza do país.

Lançado recentemente, ele visa revitalizar 23 circuitos ferroviários, incluindo a recuperação de estações, construção de museus temáticos e integração com o Trem Intercidades (TIC), conectando rotas já existentes e novos trechos.

A expectativa é de que o programa injete até R$ 1,8 bilhão na economia paulista nos próximos 10 anos.

Trem da Mantiqueira: uma viagem entre história e natureza
Entre os projetos mais promissores está o Trem da Mantiqueira, que conectará São Paulo e Minas Gerais em um trajeto de 35 km, partindo de Cruzeiro até Passa Quatro.

O plano inclui a restauração da estação ferroviária de Cruzeiro e a criação de um museu dedicado à Revolução Constitucionalista de 1932, uma das passagens mais marcantes da história paulista.

De acordo com o Governo de São Paulo, o circuito beneficiará 12 municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte.

Atualmente, a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) opera 10 km desse trajeto, conhecido por suas paisagens deslumbrantes e relevância histórica.

Santos e o Museu Ferroviário: cultura e acessibilidade no litoral paulista
Outro destaque é o projeto que revitalizará o Cais do Valongo, em Santos, com a criação de um circuito ferroviário conectado ao Museu Ferroviário da cidade.

Segundo o Governo, a iniciativa visa facilitar o acesso de turistas vindos da capital por meio da integração com o Trem Intercidades.

A proposta é garantir que o museu se torne um ponto estratégico na rota turística, promovendo a valorização da história ferroviária brasileira e oferecendo uma experiência cultural rica aos visitantes.

Trem turístico da Mata Atlântica: imersão na biodiversidade

Para os amantes da natureza, o Trem Turístico da Mata Atlântica promete ser um verdadeiro atrativo.

A rota, que se estende por 198 km de Santos ao Vale do Ribeira, passará por municípios como Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém, utilizando a antiga ferrovia Santos-Cajati.

Conforme os responsáveis pelo projeto, embora a malha ferroviária esteja traçada, alguns trechos demandam restauração.

A rota oferece uma experiência única em meio à exuberante vegetação da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do mundo.

Estrada de Ferro Campos do Jordão: um clássico renovado
Criada em 1914, a Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) é um dos ícones do turismo ferroviário paulista.

Hoje, apenas 7 km dos seus 47 km totais estão em operação. No entanto, o programa planeja reativar outros 9 km até Santo Antônio do Pinhal, com conclusão prevista para 2025.

O investimento não apenas resgatará um importante patrimônio histórico, mas também abrirá caminho para uma futura concessão.

A ferrovia é famosa por suas paisagens montanhosas e pelo charme da Serra da Mantiqueira.

Trem dos Romeiros: religiosidade sobre trilhos
Voltado ao turismo religioso, o Trem dos Romeiros promete potencializar a Rota da Fé e a conexão com a cidade de Aparecida, importante destino de peregrinação no Brasil.

O trajeto terá início em Cachoeira Paulista e chegará até São José dos Campos, aproveitando parte da linha do Trem Intercidades.

De acordo com o Governo, esse projeto é um dos mais estratégicos e promissores para o turismo ferroviário no estado, graças ao apelo religioso e cultural da região.

Outras rotas em destaque
Além dos projetos mencionados, o programa contempla circuitos como o Trem Raízes do Interior, ligando Boituva a Laranjal Paulista; o Trem de Ipanema, entre Sorocaba e Iperó; e uma rota que conectará Ribeirão Preto a Franca.

Cada uma dessas iniciativas reflete o compromisso do Governo de São Paulo com o resgate das ferrovias como meio de transporte e atração turística.

A maior rede de turismo ferroviário do Brasil está prestes a se tornar realidade.

Com foco na história, na natureza e na religiosidade, o estado de São Paulo investe pesado para transformar trilhos abandonados em caminhos de cultura e desenvolvimento.

E você, qual dessas rotas gostaria de explorar? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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