Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Alunos de Macaé conquistam medalhas em Olimpíada do Conhecimento

Patrick Vicente Manhães conquistou ouro e Felix dos Santos Brasiliense, prata, na etapa estadual da competição

Em 11/10/2017 às 12h04


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Patrick Vicente Manhães conquistou ouro e Felix dos Santos Brasiliense, prata, na etapa estadual da competição  Patrick Vicente Manhães conquistou ouro e Felix dos Santos Brasiliense, prata, na etapa estadual da competição
Mais uma vez estudantes do Senai Macaé se destacaram na Olimpíada do Conhecimento. De acordo com informações, na edição deste ano, na fase estadual o estudante Patrick Vicente Manhães conquistou a medalha de ouro na ocupação Estruturas Metálicas e Felix dos Santos Brasiliense foi prata em Usinagem. 

A competição é considerada o maior torneio de educação profissional da América latina. Estudantes de Campos também se destacaram na prova. Foram eles Hiandro Alves Dias Bento e Ralph de Souza Crespo que conquistaram a medalha de prata na ocupação eletricidade industrial e medalha de ouro na ocupação Soldagem. 

Ao todo, segundo informações do sistema Firjan, 72 estudantes de diversas cidades do Rio de Janeiro foram premiados. E um total de 560 alunos de 28 unidades do SENAI do estado do Rio participaram da competição. 

A Olimpíada tem como principal objetivo descobrir talentos e formar profissionais em nível de excelência. Os dois primeiros colocados da fase estadual participarão de treinamentos e provas para que sejam definidos os estudantes que irão representar o Rio de Janeiro, em 2018, na seletiva para a WorldSkills. Eles precisarão manter notas mínimas em simulados para serem escolhidos como representantes do SENAI Rio. Caso vençam a etapa nacional, eles seguem para a etapa internacional, que será em 2019, na Rússia.

Ainda segundo informações do Sistema Firjan, também foram feitas avaliações práticas de oito cursos técnicos do estado do Rio durante essa etapa. Embora não façam parte da grade oficial de competição da Olimpíada do Conhecimento, o intuito foi aproveitar a ocasião para avaliar como está o desempenho dos alunos nessas modalidades. Natanael Meireles da Silva, também de Campos, foi medalhista de bronze como Técnico de em Eletrotécnica

Por meio do setor de imprensa do Sistema Firjan, o gerente de Educação Profissional do SENAI disse que a etapa estadual foi um sucesso, por conter diversos aspectos novos, como a inclusão de novas ocupações e a avaliação técnica dos cursos: "Agora, vamos analisar os resultados para pôr em prática aperfeiçoamentos no nosso ensino e ter resultados ainda melhores na próxima fase".

A Olimpíada do Conhecimento é composta por três etapas: a escolar (que acontece até sexta-feira), a estadual e a nacional. Trata-se de uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e que acontece a cada dois anos, reunindo estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na competição, os jovens saem das salas de aula e são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade e vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade