Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nova Aurora celebra intercâmbio cultural com banda friburguense

A Sociedade Musical Nova Aurora comemora aniversário com concerto neste sábado (10)

Em 11/10/2017 às 10h51


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte



A Sociedade Musical Nova Aurora, em tempo de 144 anos de atividades, está novamente em evidência, colocando-se sob os aplausos do público, sob a regência do Maestro Titular e Diretor Artístico Helio Rodrigues. É que aquela agremiação musical acaba de firmar um intercâmbio cultural com a Banda Campesina Friburguense, que tem como objetivo a troca de experiências musicais e de amadurecimento artístico do quadro musical destas instituições, e abrindo novas perspectivas para ambas.

Neste sentido, as bandas centenárias irão unir seus talentos num expressivo concerto, que acontecerá no próximo sábado (14), na Estação Livre no Centro de Nova Friburgo (RJ), finalizando assim as quatro etapas deste intercâmbio, onde cada Banda Sinfônica executará três obras musicais de seu repertório com os seus respectivos Maestros, Helio Rodrigues e Marcus Almeida.

Por outro lado, o procedimento visa respeitar as particularidades de cada instituição, abrindo novas perspectivas e caminhos musicais, além da ampliação do repertório escrito para a formação de Banda Sinfônica.

Etapas do Intercâmbio

O intercâmbio Cultural entre as centenárias, Banda Sinfônica Campesina Friburguense (fundada em 1870) e Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora (fundada em 1873) começou com a sua primeira etapa no dia 4 de setembro deste ano, na Sede da Sociedade Musical Nova Aurora em Macaé, com a presença de membros da Diretoria das duas instituições, acertando os detalhes do planejamento logístico e artístico.

Estiveram presentes na reunião Carlos Magno da Silva - Presidente da Campesina Friburguense; Renato de Mello - Diretor de Patrimônio da Campesina Friburguense; Hélio Rodrigues - Presidente da Sociedade Musical Nova Aurora; Juliana Patrocínio - Diretor Financeiro da Sociedade Musical Nova Aurora; e Jeferson Coutinho - Diretor de Patrimônio da Sociedade Musical Nova Aurora.

A segunda etapa foi realizada no dia 30 de setembro com a Campesina Friburguense recebendo o Maestro Hélio Rodrigues para realização de ensaio e troca de experiências musicais na sede da Campesina, em Nova Friburgo/RJ.

A terceira etapa deste intercâmbio cultural entre as instituições centenárias, foi realizada nesta terça feira (10), na sede da Sociedade Musical Nova Aurora em Macaé/RJ, onde o Maestro Hélio Rodrigues e os Músicos da Banda Sinfônica Nova Aurora receberam o Maestro da Banda Sinfônica Campesina Friburguense, Mestre Marcus Almeida, para realização de ensaio e troca de experiências musicais.

E a quarta e última etapa será no sábado (14), quando se realizará o concerto na Estação Livre no Centro de Nova Friburgo/RJ, onde cada Banda Sinfônica executará três obras musicais de seu repertório com os seus respectivos Maestros, e no final as duas Bandas Sinfônicas se juntam no mesmo palco para executar quatro peças, sendo duas regidas pelo Maestro Marcus Almeida, da Banda Sinfônica Campesina Friburguense; e outras duas peças serão regidas pelo Maestro Titular e Diretor Artístico Hélio Rodrigues, da Banda Sinfônica Nova Aurora.

Veja mais na edição digital

Autor: Isis Maria Borges Gomes isismaria@odebateon.com.br

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: entretenimento


publicidade